6 dicas para acabar com o medo e a insegurança de vender

 

Acredite, todos os vendedores sentem aquele frio na barriga ao abordar um novo cliente ou ficam inseguros em algum momento da negociação. O medo e a insegurança fazem parte do jogo, mas é preciso cuidar para que eles não dominem o seu processo de venda.

Conheça agora 6 dicas que vão ajudar você a lidar com esses sentimentos e potencializar o seu relacionamento com clientes e, claro, os seus resultados ao final do mês.

 

 

  1. Enfrente seus medos

Não adianta, você terá que respirar fundo e ir adiante. Pessoas tímidas ou inseguras acabam se isolando como forma de se proteger da rejeição. Mas, um vendedor que depende das suas habilidades em vendas e oratória não pode se dar ao luxo de esperar que os clientes venham à sua porta dispostos a comprar.

Portanto, se você sente que tem medo ou insegurança de vender, entenda essa realidade e lute para mudá-la. Um bom começo é estabelecer metas claras a curto prazo. Você está no meio de um processo venda e acha que o medo está atrapalhando? Identifique o que a insegurança está sabotando (uma ligação para o cliente, uma visita, uma outra oferta ou um novo argumento) e arrisque-se fazendo justamente o que o medo o impede.

Você vai perceber como transpor essa barreira é menos doloroso do que você imagina e os próximos desafios serão muito mais fáceis.

 

  1. Confie no que você está vendendo

Realmente, é impossível não deixar que o medo e a insegurança aflorem quando você está vendendo algo em que não confia plenamente. Conhecer e acreditar de verdade que a sua solução é mais adequada para sanar a dor do cliente é o primeiro passo para acabar com o medo e a insegurança de vender.

Lembre-se: você não vende um produto ou um serviço, você oferece uma solução. Além de conhecer os aspectos técnicos da sua oferta, conheça profundamente as transformações que ela podem proporcionar à vida dos seus clientes.

 

  1. Aperfeiçoe a sua inteligência emocional

A inteligência emocional tem 5 pilares que a sustentam:

1) Conhecer as próprias emoções;

2) Saber controlá-las;

3) Automotivação;

4) Empatia;

5) Sociabilidade.

Aqui no Portal, já publicamos um artigo que detalha esses cinco pilares e, se você quer acabar com o medo e a insegurança de vender, recomendamos a leitura. Exercitar a inteligência emocional traz benefícios não só profissionais, mas para todos os setores da vida.

 

  1. Deixe o cliente se expressar

Saber ouvir e uma habilidade incrível e gera empatia. E, para quem trabalha com vendas, contar com a simpatia do cliente é essencial para concretizar o negócio. Portanto, dê espaço para que o cliente fale. Isso vai ajudar você a driblar o medo e a insegurança de vender.

Como? Enquanto ele fala, você consegue montar mentalmente o seu discurso. Quanto mais informações a respeito dele, dos seus medos e dos seus problemas você tiver, mais fácil será driblar a insegurança com os argumentos certos.

 

  1. Aprenda a lidar com o “não”

Ele é o principal gatilho para despertar o medo em um vendedor. Entretanto, ele faz parte da vida de qualquer pessoa que lide com vendas. E nem sempre ele acontece por culpa sua. Trabalhar com vendas é lidar com pessoas e, com isso, estar diante de uma série de variáveis.

Talvez, aquele não fosse um bom dia para entrar em contato. Quem sabe, naquele momento, o cliente estivesse priorizando uma outra resolução. Saber lidar com as negativas do cliente é uma das formas mais inteligentes de vencer o medo de vender.

Não pessoalizar o “não” faz com que você consiga tirar proveito dessa situação, conseguindo analisar os pontos que levaram à negativa e, assim, trabalhar melhor em uma próxima abordagem. Entenda que é impossível uma carreira em vendas sem algumas recusas pelo caminho e que isso não diminui o seu valor como profissional.Pergunte-se, o que no seu comportamento faz você sentir tanto medo do não. Provavelmente, a resposta esteja ligada a sua auto-estima, fortalece-la pode fazer toda a diferença e lhe tornar uma pessoa mais confiante.

 

  1. Lembre-se diariamente dos seus pontos fortes

Conhecer as suas limitações é um ponto bastante positivo para quem quer vender mais e melhor. Em contrapartida, elas não devem ser o seu foco. Aprenda a reconhecer também os seus pontos fortes e explore-os melhor durante o processo de vendas.

Faça uma lista das suas maiores qualidades e evite se comparar com os outros. Cada um tem seu próprio processo, trajetória, qualidades e limitações e fazer isso só faz com que você embarque em uma espiral de auto desvalorização que não o levará a lugar algum ― muito menos a acabar com o medo e a insegurança de vender.

Lutar para acabar com o medo de vender, a insegurança em abordar clientes e com a autossabotagem pode ser um desafio para muitos. Mas, como dito no primeiro tópico, enfrentar essas dificuldades é o primeiro passo para vencê-las.

Investir em você também é uma opção para quem precisa acabar com o medo e a insegurança de vender. Mande uma mensagem para a equipe da Dale Carnegie e descubra como chegar ao sucesso nas vendas!

fonte: PORTAL DALE CARNIGIE

Póliconsultoria WhatsApp Chat
Enviando via WhatsApp