O QUE SIGNIFICA GERENCIAR?

 

“Gerenciar é obter resultados através de pessoas: portanto, é preciso estar atento e perceber sentimentos, reações e manifestações de satisfação e insatisfação na equipe.”

 

“Gerenciar é conseguir que as coisas sejam feitas com o apoio dos outros.”

“Gerenciar é utilizar recursos humanos e materiais. Dirigindo nas atividades de equipes organizadas e dinâmicas, capazes de atingir os respectivos objetivos, de maneira a satisfazer aqueles que obtêm o serviço e a conseguir que seus executores trabalhem com o moral elevado e se sintam realizados”.

 

Gerenciar é:

  • PLANEJAR

 

  • TOMAR DECISÕES

 

  • ORGANIZAR

 

  • CONTROLAR e

 

  • LIDERAR.

 

O QUE UMA EQUIPE ESPERA DO SEU GERENTE?

 

  • Espera receber todo e qualquer treinamento necessário para habilitá-lo a satisfazer os padrões de desempenho da empresa;

 

  • Espera que lhe diga qual é a medida que utiliza para avaliar seu desempenho;

 

  • Espera que lhe comunique se o trabalho que ele está fazendo é satisfatório;

 

  • Espera poder procurá-lo para receber orientações e conselhos sobre os problemas relacionados com o seu trabalho;

 

  • Espera que reconheça e revele apreciação quando faz um bom serviço ou dá uma sugestão de melhoria;

 

  • Espera que o mantenha informado, explique quaisquer mudanças, regras e práticas da empresa, e o ponha em dia com os fatos que se relacionam com o seu serviço ou com as condições de trabalho;

 

  • Espera que aceite suas decisões e proteja os interesses legítimos da equipe.

 

PERGUNTAS QUE UMA EQUIPE

ESPERA QUE SEU GERENTE FAÇA:

 

  • Quais as necessidades que você tem aqui que nós não conhecemos?

 

  • Se você pudesse mudar alguma coisa na empresa, o que mudaria?

 

  • O que preciso fazer para ser um Líder melhor?

 

  • Como a empresa e eu podemos dar mais assistência a você?

 

  • Você gosta do que faz aqui, porque não me diz quais são suas metas para os próximos 6 meses?

 

  • Como tem sido o feedback das suas colocações e queixas?

 

  • Quais obstáculos você encontra aqui na empresa que atrapalha o seu desempenho?

 

Estas perguntas podem ajudar a dar um novo sentido à comunicação entre você e sua equipe.

 

 

COMO SER LÍDER NÃO APENAS CHEFE:

 

Nenhum ser humano pode trabalhar produtivamente sob pressão de medo e do volume de trabalho. O homem não é mais um recurso de produção, mas sim o fator de produção mais importante da empresa.

Liderar para obter eficácia máxima de sua capacidade é responsabilidade de todos os níveis de comando.

 

O CHEFE E O LÍDER:

 

Poder                         

Chefe: Está no cargo. 

Líder:    Na competência.

 

Tarefa                         

Chefe:  Regras, normas e procedimentos.       

Líder:    Pessoas, capacitações e habilidades.

 

Crise:                          

Chefe:  Desgastes e aborrecimentos.               

Líder:    Situações inevitáveis que tem de ser enfrentadas com competência e discernimento.

 

Mudança:                    

Chefe:  Sinônimo de problemas.                      

Líder:    Sinônimo de oportunidades e crescimento.

 

Erro:

Chefe:  É um custo.

Líder:    É uma lição.

 

Cliente:

Chefe:  Têm que comprar.                               

Líder:    Tem que ser atendido em suas necessidades.

 

Felicidade:

Chefe:  Não está no trabalho, já que este é um mal necessário.

Líder:    É parte integrante do trabalho.

 

Pessoas:

Chefe:  Devem obedecer e cumprir metas.       

Líder:    Envolvimento, desenvolvimento e realização.

 

Treinamento:

Chefe:  Despesas, perda de tempo.     

Líder:    Investimento, preparação para o futuro.

 

Motivação:

Chefe:  Pelo poder e pelo dinheiro.                  

Líder:    Pelo amor ao que faz, pelo desafio e pela auto-realização.

 

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