COMO ESPANTAR CLIENTES

 

A excelência dos serviços nas empresas é como uma corrida sem linha de chegada, exigindo cuidados especiais de todas as pessoas envolvidas e iniciativas diárias para manter a chama da excelência do atendimento sempre acesa.

 

Preços competitivos e prazo de pagamento são atributos importantes que atraem as pessoas, mas é a excelência no atendimento que transforma consumidores eventuais em clientes fiéis.

 

São os clientes que vivem em sua empresa e como tal observam tudo nos mínimos detalhes, surpreendendo-se ou decepcionando-se com o que encontram no dia-a-dia, no humor e no comportamento do pessoal de atendimento.

 

Com o objetivo de atrair e não de espantar clientes, vejamos se em sua empresa costuma acontecer alguns dos pequenos deslizes (pequenos para quem trabalha na empresa, mas grandes para quem está comprando):

 

  • Falta de limpeza e organização;
  • Limpeza no horário de expediente;
  • Funcionários de mau humor;
  • Equipamentos sem condições de uso;
  • Mercadorias ou equipamentos atrapalhando o acesso;
  • Desinteresse em prestar uma informação solicitada;
  • Discussões freqüentes entre funcionários;
  • Gerentes/encarregados chamando atenção do pessoal, na frente de outros colegas e até mesmo de clientes;
  • Produtos com data de validade vencida;
  • Falta de preço nas mercadorias;
  • Abastecimento em pleno expediente, interrompendo as pessoas;
  • Longas filas, fazendo com que o cliente tenha se arrependido em escolher sua empresa para fazer suas compras;
  • Gerência/encarregado da empresa despreparado e sem autonomia para resolver problemas;
  • Consciente ou inconscientemente, os clientes avaliam muito bem os princípios de educação, gentileza, boa vontade e jeito do pessoal de atendimento.

As pessoas não gostam de ver alguém brincando de trabalhar nas empresas onde escolheram para comprar.

 

Reveja também as questões de:

.Preço;
.Prazo;
.Variedade;
.Qualidade dos produtos;
.Embalagens;
.Layout ;
.Fachada;
.Pintura;
.Estacionamento;
.Iluminação;
.Contratação de pessoal;
.Aparência do pessoal;
.Comportamento do pessoal como, simpatia, boa vontade, cortesia; etc.

 

Após fazer um raio X da sua empresa, procure sanar primeiro as questões de comportamento e após planeje as ações que envolvam as demais melhorias, para que sua empresa preste um atendimento totalmente diferenciado aos seus clientes!

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