ALGUNS PASSOS BÁSICOS DA
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO:
No atendimento pessoal:
1) Use uma abordagem diferenciada: Seja bem-vindo em nossa empresa! Mantenha sempre uma postura ereta, nunca fique parado (a) de costas para o cliente e não fique sentado (a) ou debruçado (a) em mesas e balcões. Quando falar com o cliente, não fique com os braços cruzados, olhe-o sempre nos olhos, tenha sempre um sorriso simpático, entregue produtos ou troco, sempre na mão do cliente;
2) Apresente-se sempre asseado, uniforme limpo e bem passado, cabelo curto, barba feita, unhas limpas;
3) Saiba se expressar bem verbalmente e fisicamente (o corpo fala);
4) Procure falar sempre de forma objetiva de modo a esclarecer o cliente. Evite deixá-lo com dúvidas;
5) Recorra a “palavras mágicas” como: bom dia; boa tarde; boa noite; por favor; obrigado por esperar; obrigado pela paciência; com licença;
6) Evite falar com os colegas de forma inadequada de modo a não criar constrangimentos, principalmente na frente de clientes;
7) Mantenha sempre o bom humor e foco no cliente;
8) “Imprima” um pouco da sua personalidade no atendimento, seja único;
9) Evite intimidades e contato físico. Há pessoas que podem não se sentir confortáveis com tal. Tente tratar tanto pessoas amigas como desconhecidas sempre da mesma forma. São ambas clientes;